Em algum momento da vida você já ouviu que “o álcool também é uma droga” ou “as pessoas começam com a maconha e depois vão para outras drogas”.
Pois bem, para desmistificar o que realmente faz uma pessoa experimentar substâncias mais pesadas, segue o texto abaixo.
O primeiro estimulante consumido por pessoas que apresentam problemas com drogas é o álcool.
Pesquisas mostram que o consumo de álcool entre jovens, na maioria dos casos, começa junto ao tabaco ou maconha.
A idade em que as pessoas iniciam o hábito de beber também está relacionada à predisposição para o abuso de outras substâncias mais tarde.
Crianças que crescem em um ambiente com limites e regras claras, geralmente são mais seguras e sabem o que podem e o que não podem fazer.
Quando se tornam adultos e se deparam com algum limite, sabem lidar com a frustração e não se revoltam, reconhecem que o mundo é feito de regras.
Crianças criadas sem regras claras, buscam testar os limites dentro de casa, adotando um comportamento sempre desafiador com os pais e, posteriormente, ao entrar na adolescência, repetem esse mesmo comportamento desafiador fora de casa.
Além disso por não estarem acostumados a regras e limites, não aceitam quando estes limites, lhe são impostos, se dissem perseguidos e sem liberdades
A adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas.
Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo "mesmo sabendo" dos riscos, pois a mídia está aí mostrando a todo momento, o jovem tem o sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões, se achar auto-suficiente e capaz de não se viciar, que só vai experimentar.
Na adolescência o jovem procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos, infelizmente as más companhias não são "reconhecidas" por eles.
Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis.
Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências, e por conta disso a adolescência é um periodo de risco para o envolvimento com as drogas, não que para se tornar um usuário de qualquer tipo de droga, tenha que ser adolescente.
Mas esse tópico será abordado em outra oportunidade.
As consequências do uso de drogas afetam não somente o usuário, mas toda sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário