quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Militares do Exército reforçam segurança em área de conflito no sul da Bahia.

Um grupo formado por 160 militares do Exército desembarcou no Aeroporto Jorge Amado, em ilhéus, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (12), para reforçar a segurança na área onde está ocorrendo conflitos por terra entre fazendeiros e índios. A situação está tensa na região desde que o agricultor Juraci Santana, 44 anos, foi assassinado dentro de casa, no Assentamento Ipiranga, em Una.
Vândalos apedrejaram duas agências bancárias do Banco do Brasil e do Bradesco no centro de Buerarema, na noite de terça. O posto de gasolina Trevo, na entrada da cidade, também teve os caixas quebrados e a loja de conveniência destruída. O grupo ainda queimou placas de sinalização e tentou incendiar o tanque de combustível do posto, mas foi impedido por homens da Força Nacional. Dois radares de fiscalização eletrônica foram destruídos na BR-101.
O conflito entre agricultores e índios tupinambás se intensificaram desde o final semestre do ano do passado. Depois da morte do trabalhador rural, moradores de Buerarema realizaram um protesto que durou cerca de 10 horas na BR-101. Os manifestantes destruíram parte da pista que corta Buerarema e ameaçaram explodir uma ponte com dinamites. A tropa de choque dispersou o grupo com bombas de gás lacrimogênio. Parte do comércio da cidade foi fechado.
Ainda ontem (11), o governador Jaques Wagner oficializou o pedido de aplicação do instrumento Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas regiões do sul da Bahia em que ocorrem conflitos de terra, em especial nos municípios de Buerarema e Una.
Previsto na Constituição Federal, a GLO é utilizado quando situações que fogem do controle colocam em risco a segurança da população. Durante sua vigência, tropas das Forças Armadas assumem a segurança local e passam a ter poder de polícia. Depois de deferido o pedido, haverá imediatamente a mobilização das tropas para o envio à região.
A distruição do patrimônio público e o direito de ir e vir, está sendo ferido, então chamem as FFAA.
(CORREIO 24H)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

⚖CASO ENCERRADO😃

Condenação de Lula chega ao TRF-4. Após mais de 40 dias, sentença do juiz federal Sérgio Moro, que impôs pena de nove anos e seis meses ao ...